Logo na contracapa nos deparamos com a seguinte frase: "Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler." E recomendo que você siga o conselho.
"Primeiro, as cores.
Depois, os humanos.
Em geral, é assim que vejo as coisas.
Ou, pelo menos, é o que tento.
- EIS UM PEQUENO FATO -
Você vai morrer.
Com
absoluta sinceridade, tento ser otimista a respeito de todo esse assunto,
embora a maioria das pessoas sinta-se impedida de acreditar em mim, sejam quais
forem meus protestos. Por favor, confie em mim. Decididamente, eu sei ser
animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me
peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo."
É assim que a Morte começa a história.
Então ela conta sobre a sua passagem pela Alemanha, durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1943), onde se encontra três vezes com uma garota, Liesel Meminger (a protagonista da história).
O primeiro encontro ocorre em uma estação de trem, enquanto o irmão da garota é enterrado em um local próximo dali. No enterro, o coveiro deixa cair um livro: "O Manual do Coveiro", e este é o primeiro de muitos outros que Liesel Meminger rouba.
A paixão por livros se torna um remédio para garota, que em meio à guerra e as tragédias, tenta achar um sentido em se viver.
Ao longo da narrativa, Liesel é adotada por Rosa e Hans Hubermann, faz amigos como: Rudy Steiner, seu vizinho, Ilsa Hermann, mulher do prefeito e Max, um judeu.
Estou tentando contar a história sem spoilers, o que é difícil, porque só mostrando partes do livro é que vocês entenderiam como ele é incrível. Quando se começa a ler e se apegar aos personagens, é quase impossível deixar ele de lado para fazer outras coisas.
A Alemanha nazista aos olhos de uma criança e contada pela Morte é o que mais impressiona no enredo.
O amadurecimento de Liesel no decorrer da história, mostra a transformação da garota inocente que enfrentou problemas e perdas durante o período de guerra e que seguiu em frente assim como várias pessoas daquela época. A visão de mundo dela mudando e encarando a realidade, mostra uma garota forte capaz de superar os medos.
Com certeza esse é um dos melhores livros que já li, ele te faz pensar em como as coisas simples da vida são importantes. Aviso: se você for emotivo(a), prepare-se para chorar. E como é de costume nos livros mais incríveis, este traz uma série de citações interessantes e sem dúvida "impactantes".
- A ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA -
Os seres humanos me assombram.
Recomendo muito! Espero que vocês tenham ficado curiosos(as) e que leiam este livro, não se arrependerão!
Este foi o post de hoje. Opiniões nos comentários. Beijos, até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário