Menu

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Livro: Orgulho e Preconceito

Olá! No post de hoje eu vou falar sobre o livro "Orgulho e Preconceito", uma obra-prima de Jane Austen.



Foi complicado começar a fazer esse post, eu estou procurando escrever sobre livros que eu realmente gosto e que eu tenho, mas eu admiro muito essa obra e isso torna complicado escrever sobre ela pois sempre vai ter aquele medo de não ser fiel ao que a história realmente conta ou de falhar ao escrever sobre a autora e sua característica nas obras. Mas faz algum tempo que eu quero falar sobre essa história então decidi fazer o post mostrando a minha visão sobre o livro, desculpem algum erro literário e vamos começar.

Bom, a minha história com esse livro começou com um filme, isso mesmo, lá estava eu procurando por algum canal que estivesse passando algo decente e me deparo com um filme de época, a história me encantou, os personagens eram incríveis e o sr.Darcy (um dos personagens) era encantador. Aconteceu que eu fiquei fascinada pela história e toda vez que eu podia olhava o filme, até que eu na minha ignorância descobri que a história era baseada em um livro de Jane Austen, uma escritora inglesa do século XVIII e XIX.

Como eu estava apaixonada pela história resolvi comprar o livro, a edição que eu comprei é a de bolso da L&PM, foi o único que eu achei, mas desconsiderando esse detalhe vamos a obra.


O livro começa contando a história dos Bennet, uma família com cinco filhas solteiras, um pai centrado e uma mãe que faria de tudo para ter as suas filhas casadas com homens ricos e poderosos, ou simplesmente casadas.

Elizabeth Bennet (Lizzy) é a filha mais sensata da família, uma das poucas que não se preocupa com casamentos e prefere a companhia de um bom livro. Essa personagem tem como característica mais marcante a ironia, além de ser muito inteligente e bonita.

A história começa a ficar interessante quando em  Hertfordshire (área rural em que a família morava) chega Charles Bingley, um homem solteiro, bonito e dono de uma boa fortuna. Mais que prontamente a Sra. Bennet faz questão de conhece-lo a apresentar as suas filhas solteiras, essa faz de tudo para que ele se apaixone e peça em casamento alguma de suas filhas. Mas não é apenas o sr. Bingley que chega a província, sua irmã Caroline e seu amigo Darcy (cuja riqueza era maior) estão junto com ele.

Ênfase para o sr. Darcy, pois ele é um dos personagens principais, além de ser bonito e encantador. O que acontece? A srta Elizabeth, a mulher inteligente e sensata acaba criando uma certa admiração por Darcy, mas ao ouvir este falando sobre as mulheres de Heartfordshire e que nenhuma era encantadora o suficiente, o orgulho da moça é ferido e ela jura jamais se envolver com o cavalheiro.

Mas como toda história de amor e ódio o desenvolver é muito óbvio. Darcy é um personagem misterioso, introspectivo, sério demais as vezes, mas apesar de um certo preconceito com a família Bennet ele luta contra isso e começa a se apaixonar por Elizabeth, só que ela não se interessa mais por ele. Será que vai ser assim para sempre ou Lizzy descobrirá outro lado de Darcy e um romance entre os dois começará?


A história então junta muitos acontecimentos, além do casal Darcy e Lizzy, temos ainda o romance entre Bingley e Jane (irmã mais velha de Elizabeth), ainda há outra personagem, Caroline ou "megera", como quiserem, irmã de Bingley que, devido ao seu preconceito, não aceita o relacionamento dele com uma garota "qualquer".

O desenrolar do livro é muito bom, há um espetáculo de personagens, diálogos incríveis, um toque sutil de ironia. E um final muito bom. Obs: Há boatos que é impossível conhecer a história e não se apaixonar pelo sr. Darcy.

Recomendo olharem o filme antes, pois este é incrível também e pelo menos para mim foi ótimo, ele despertou a minha curiosidade e fez eu me interessar pelo livro.

Por seu uma obra incrível de uma autora proeminente, ela é alvo de muitos estudos literários, por isso eu peço desculpas se não fui muito fiel na minha humilde análise, tentei passar a minha visão sobre o livro e espero que tenham gostado.

Beijos e até!

(morri!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário