Menu

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Você sabia? História da cerveja

Oi gente! O "você sabia?" de hoje é para os meus leitores em geral, e não, não estou incentivando ninguém a beber, apenas acho legal pesquisar e saber como tudo surgiu, e querendo ou não, cerveja é algo que mesmo não gostando, é uma das bebidas mais antigas do mundo e é consumida até hoje por pessoas de todas as classes sociais e pelo mundo inteiro, então achei legal mostrar para vocês um pouquinho dessa história...vamos lá?





A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais (onde eram colocados em jarros com água, gerando o álcool), principalmente a cerveja maltada. Dizem que foi uma das primeiras bebidas alcoólicas inventadas pelo homem (cerca de 10 mil anos atrás). Hoje em dia é a terceira bebida mais consumida, ficando atrás apenas da água e do chá.



A cerveja ficou conhecida pelos antigos sumérios, por volta de 6000 a.C. ( que provavelmente foi por um acidente) A mais antiga lei que regulamenta a produção e venda de cerveja é a Estela de Hamurabi, onde condena à morte a quem não respeita. O Código de Hamurabi estabelecia também a quantidade para os trabalhadores, funcionários...
E acreditem se quiser, quem mantinha as chamadas "casas de cerveja" eram as mulheres. Logo os egípcios aprenderam a fabricar e carregaram a tradição, agregando o líquido a sua dieta.
Por algum tempo os gregos e romanos passaram a dar preferência ao vinho do que a cerveja, sendo considerada uma bebida das classes menos favorecidas.






Na Idade Média vários mosteiros fabricavam cerveja, empregando várias ervas para aromatizá-la, como mírica, rosmarinho, louro, gengibre e o lúpulo, este utilizado até hoje, ele dá o gosto amargo da cerveja e quem atribuiu e cuidou para preservá-la foram os monges da Suíça. 
Na época dos Vikings, cada família tinha sua própria vara de cerveja que era usada para agitar a bebida, estas varas eram consideradas herança de família, porque o uso da vara garantia que a cerveja daria certo. 



No Brasil a cerveja demorou a chegar, impedida pelos portugueses que temiam perder o mercado de deus famosos vinhos. Somente em 1808 a cerveja foi trazida pela família Real (com a mudança para a nova colônia) porque o Rei não podia ficar sem sua bebida predileta. Com a abertura dos portos as nações amigas, a Inglaterra foi a primeira a introduzir a cerveja.
A bebida consumida pelos brasileiros era a gengibirra, produzida com farinha de milho, gengibre, casa de limão e água. Em 1836 o Jornal do Comércio do Rio de Janeiro dá a primeira notícia sobre a fabricação comercial de cerveja do Brasil. E assim começou a paixão do brasileiro pela tão falada cerveja.




Espero que tenham gostado do post, se quiserem deixar dicas para o próximo "Você sabia?" fiquem a vontade, eu não coloquei muita coisa, só o mais importante porque eu sei que nem todo mundo gosta de textos gigantes então procurei o mais importante e é isso, beijos e até a próxima!

Fontes: 
http://www.bierland.com.br/bierland/historia-da-cerveja.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerveja
http://www.brejas.com.br/historia-cerveja.shtml




















Nenhum comentário:

Postar um comentário