Menu

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Você sabia? Como surgiu a tatuagem

Oi gente! A história da vez é como surgiu a Tatuagem, algo que em pleno 2013 ainda temos que enfrentar algum preconceito em algumas profissões e pessoas. Mas que houve uma grande evolução não podemos negar, desde o material até no próprio profissional que hoje é respeitado.



A pratica de marcar o corpo é muito antiga, pelo o que tudo indica desde o Egito Antigo, quando as múmias femininas eram marcadas com traços na região do abdome, como o caso de Amunet (entre 2160 a.C e 1994 a.C.) e por nativos em outras regiões como na Polinésia e Nova Zelândia, onde se tatuavam em rituais ligados a religião.
Há mais de 2.400 anos múmias foram encontradas nas montanhas de Altais, na Sibéria, apresentam ombros tatuados com animais reais e imaginários. 
No período de 509 a.C a 27 a.C. os imperadores romanos determinaram que os súditos, prisioneiros e escravos fossem tatuados para não serem confundidos com eles.(quem olhou o seriado Espartacus viu isso)
A igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem na Europa (em 787 pelo Papa Adriano I), sendo considerada uma prática demoníaca e vandalismo com no próprio corpo.
Já nos séculos 15 e 17, durante a invasão da Bósnia e Herzegovina pelos turcos otomanos, os católicos tatuavam cruzes como forma de evitar ter de rezar para Alá.
Em 1769 uma expedição à Polinésia, o navegador inglês James Cook (pai da palavra "tatto") escreveu em seu diário a palavra "tattow" também conhecida como "tatau"(som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele), com isso a palavra entrou em contato com diversas outras civilizações. Porém na Inglaterra foi usada como uma forma de identificação de criminosos.
Mas foi só em 1891 que o americano Samuel O'Reilly patenteou a máquina de tatuar. Trata-se de uma adaptação de um invenção de Thomas Edison.
Durante a Segunda Guerra, os nazistas tatuavam um número no corpo dos judeus para identificá-los como prisioneiros nos campos de concentração.
Em 1959 chega ao Brasil o dinamarquês Knud Gegersen, o primeiro tatuador profissional a atuar por aqui.
No ano de 1961, depois de um surto de hepatite B, a Secretaria da Saúde de Nova York proíbe a realização de novas tatuagens na cidade.
Em 1999 a boneca Barbie vinha com uma tatuagem lavável mostrando uma certa aceitação pela sociedade e o mundo, mas mesmo hoje em dia em alguns lugares e profissões a tatuagem ainda não é bem aceita, ai as pessoas acabam fazendo em lugares onde não apareça com a roupa do trabalho.

Espero que tenham gostado, se quiserem deixar dica para o próximo post de "você sabia?", fiquem a vontade, beijos e até a próxima.








2 comentários:

  1. A igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem na Europa (em 787 pelo Papa Adriano I), sendo considerada uma prática demoníaca e vandalismo com no próprio corpo.

    Sempre né!? sahuahs

    ResponderExcluir