Menu

sábado, 28 de setembro de 2013

Vestibular: Enem

Oi gente! Eu sei que mês passado não publiquei nada sobre o vestibular, mas como eu ando enlouquecida com as aulas eu nem tive cabeça para falar disso para vocês e nem tinha muito o que falar também.
Hoje trago dicas para o Enem que está chegando e que para quem quer usar no Prouni ou apenas na UFSM tem que estar preparado para encarar essa maratona de provas.




Para quem nunca fez a prova, lá vão algumas dicas pessoais:
É sim uma prova cansativa, não tanto pelo conteúdo, porque como eu me preparo para uma federal, a prova do Enem torna-se mais fácil, mas o problema dela é que é muito cansativa, as questões tem textos enormes e as alternativas também, e como são 90 questões cada dia, o tempo fica curto, o ideal é levar 3 min por questão, o que muitas vezes não consigo fazer, e sim, eu e muitas pessoas chutamos boa parte da prova. Então não vá se atracar a estudar um dia antes porque você precisa estar bem descansado nos próximos dois dias.

Os portões abrem as 12h, esteja lá neste horário, eu sempre faço isso e acabo ficando bem tranquila porque eu tenho tempo de ver a sala (o ideal é ir um dia antes se você não conhece o local) escolho o meu lugar (depende dos fiscais) e fico sentadinha esperando a hora da prova (não pode ficar revisando o material dentro da sala), e eu digo tudo isso porque todos os anos sempre mostram as criaturas que perdem a prova, cara vocês estudaram o ano inteiro para conseguir se atrasar na prova, sem falar que tem uma verdade que eu vi uma vez no facebook, que quando é pra shows o povo vai acampar, chega horas antes, faz de tudo, agora quando é para algo importante na tua vida, o teu futuro, tu consegue se atrasar, por favor, cuidem o horário!

Dicas retiradas de sites: (com comentários meu)
1. Conheça as habilidades cobradas: são 120, e também é bom saber o que vai ser cobrado cada dia e como eles costumam cobrar.

2. Resolva as provas anteriores: se você tem tempo, procure fazer isso, não por conhecimento, mas sim para ter uma noção de quanto tempo você leva e como é a prova.

3. Não subestime a prova: eu falei antes que acho a prova mais fácil, sim eu acho mais fácil que a da UFSM, mas não quer dizer que ela seja fácil, para quem vai competir por vagas pelas universidades do Brasil inteiro, não tem como pensar assim, tem que "se matar" estudando e levar ela a sério.

4. Cronograma pode ajudar: como agora é hora de revisar, o bom é você organizar os seus estudos para ver tudo direitinho até o dia da prova.

5. Treine o tempo de resolução das questões: como eu também falei antes, o ideal é levar 3 min por questão, então se você tem medo de se perder, pegue algumas provas anteriores e teste, lembre-se, não perca tempo em questões que você não lembra da matéria ou algo do tipo.

6. Exercite a leitura de gráficos e tabelas: cai muito isso no Enem então é bom se habituar para na hora não ficar perdido, pesquise questões com isso e faça os exercícios.

7. Faça pelo menos uma redação por semana: quem vai usar a nota da prova para conseguir vaga em alguma universidade (não a UFSM) precisa ir bem na redação pois ela vale 1000, então o que custa fazer uma redação por semana né?!

8. Informe-se: a prova cobra muita atualidade e ela espera que o candidato esteja antenado nas notícias do seu país e do mundo, então leia jornais e revistas pelo menos uma vez na semana.

9. Saiba como as universidades usam a nota do Enem: eu sei que agora é reta final, mas mesmo assim sempre tem uns perdidos, na UFSM é 20%, em algumas particulares aqui de SM é pelo prouni, então se você está interessado em alguma universidade daqui ou de qualquer outra cidade, estado, é bom saber como funciona.

10. Descansar é preciso: tem que estudar? sim, tem que estudar, mas com disciplina, nada de ficar igual um louco estudando o dia inteiro sem pensar em outra coisa, o nosso cérebro e o nosso corpo também precisam descansar e não pense que é apenas na hora de dormir.



Espero que tenham gostado e tenham uma boa prova! Beijos e até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário